Olá seres humanos, ótima vida, tudo bem com vocês?
Sejam todos bem vindos ao nosso Encontro da Terapia de Arte Criativa.
Hoje nós vamos falar um pouco sobre a Consciência e estados de Consciência.
Como nós podemos saber se tudo o que nós estamos experienciando em nossas vidas no agora está sendo de fato, vivenciado de forma consciente? O que faz você estar consciente? Falar sobre consciência ou estados de consciência é realmente muito interessante nos tempos de hoje, uma vez que esse tipo de assunto envolve toda uma psicologia da humana e nos faz parar, refletir e reanalisar inúmeros fatos diante de tantos acontecimentos do nosso cotidiano.
Quando nós experimentamos abrir a nossa escuta de percebimento do nosso estado de consciência nós conseguimos observar claramente se nós estamos conscientes ou inconscientes de nossas ações e reações diante da ViDA. Eis aqui uma grande e valiosa chave de clarificação para que a gente possa vivenciar as nossas experiências de vida a partir de uma nova perspectiva.
A perspectiva de vivermos a nossas vidas aliados com a tão sonhada, Gentileza.
Neste exercício nós vamos utilizar uma técnica simples de leitura e observação estimulando o acesso da nossa Consciência, e para isto, vamos usar como exemplo um pequeno conto fictício.
O CONTO DA DESORDEM SEM GRAÇA, O SUSTO E O GRITO
Era só mais uma tarde simples de verão, em um final de semana ensolarado qualquer, quando o Pai decidiu levar o seu filho de quatro anos para um churrasco de final de semana na casa de alguns amigos, pois a sua mulher estava no trabalho e não havia com quem deixá-lo. Então, ele escolheu ir caminhando de casa até o seu destino, pois o lugar não era tão distante de sua casa.
No percurso a caminho do seu destino o pai e o filho puderam avistar um briga em uma porta de bar, enquanto escutavam uma senhora gritando: - Pelo amor de Deus, não faça isso com ele.
O pai decidiu apertar o passo e atravessaram uma rua que não havia faixa de pedestres, por entre os carros e motos que por ali passavam todos desordenados e a toda velocidade o volume do som era tão alto e com batidas musicais tão fortes que o Pai e o menino foram surpreendidos pela queda de um vazo de plantas que foi empurrado muro a fora de uma grande casa de esquina pelo impacto da vibração do som dos carros e que fez o vazo cair direto na ponta da calçada.
O pai escutava as palavras que se cantavam nas músicas, completamente triste e sem graça, pois aquelas palavras não eram nada apropriadas para o universo de uma criança de quatro anos.
O pai perguntou ao seu filho se ele estava bem, pois o menino apresentava estranheza no olhar, uma respiração ofegante e um semblante um tanto assustado. E ele respondeu, enquanto olhava para os lados esperando ser surpreendido pelo próximo susto: - Sim pai. Eu estou bem.
Quando eles chegaram ao churrasco foram recepcionados por um amigo do pai que estava com os seus reflexos alterados por excesso de bebida. (Para o pai, isso era totalmente comum, vê-lo cambalear enquanto recebia o prato com salgados que ele levará). Mas qual será a percepção do seu filho diante todos os acontecimentos desde a saída de sua casa até chegarem ao seu destino?
Se observamos este acontecimento de forma cuidadosa, com carinho e gentileza nós poderemos ver claramente que algumas das ações que o pai escolheu tomar neste simples dia de verão não foram nada conscientes. E eu não estou falando de certo ou errado, mas estou apenas reforçando e trazendo uma observação muito importante apenas para lembrarmos a nossa Consciência de que; tudo o que o mundo exterior nos oferece, nos servem como influências e tendências.
Uma vez que nós já sabemos que tudo o que aquele pequeno menino de quatro anos em processo de crescimento e desenvolvimento psicológico está vendo e ouvindo, logo lhe servirá como sua “referência” mais próxima de sua perspectiva de realidade e logo mais o menino estará brincando de cambalear enquanto reproduz as mesmas palavras que o som barulhento reproduzia.
Mas existe de fato algum problema nesta situação em que eu deva me preocupar?
Bom, este é um assunto muito delicado e que também envolvem muitas outras questões.
Esta é uma resposta muito particular. Deixo aqui o questionamento para que você possa refletir individualmente sobre o assunto, levando em consideração as suas experiências de vida e de acordo com: Quais são as coisas que você acredita que são benéficas ou maléficas para desenvolver de forma saudável a psique de uma criança de quatro anos?
Pense no futuro do seu filho e reflita sobre o assunto.
Até que ponto reproduzir falas e ações é benéfico e construtivo para os nossos filhos? Apenas reflita. Será que cada um de nós tem um serviço de Psicólogo à nossa disposição para atender à todos os nossos questionamentos e nos auxiliar no processo educacional dos nossos filhos e em nossas necessidades de saúde mental, como por exemplo; na Terapia Familiar? É obvio que não.
Este exercício de acesso a Consciência é apenas um exemplo básico de como nós podemos observar o quanto nós somos atingidos inconscientemente e involuntariamente pelo mundo exterior. Eu acredito sim que na vida existem diversos momentos, para nos divertirmos, para agirmos com seriedade e principalmente para refletirmos sobre como nós estamos vivendo as nossas vidas e como nós estamos reproduzindo outras histórias para os nossos descendentes.
Se nós obtivermos o domínio sobre a forma como nós estamos agindo em nosso dia a dia, observando com gentileza e em todos os simples gestos automatizados dos nossos afazeres, nós ainda poderemos experimentar uma nova chance de reaprender a reeducar a forma como nós estamos experienciando as nossas vidas, educando os nossos filhos e nutrindo as nossas mentes, as visões, os ouvidos e os nossos corpos de forma mais amável, generosa, consciente e saudável.
Deus abençoe, Namastê.
>> TERAPIA DE ARTE CRIATIVA • A EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA <<
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Muito obrigado pela sua visita e participação na Terapia de Arte Criativa, caso esta postagem tenha agregado valores benéficos em seu repertório de conhecimento ou tenha auxiliado você de alguma forma durante os seus processos evolutivos, partilhe este conteúdo com todas as pessoas que você ama para que elas possam aproveitar a chance de se beneficiar desta partilha.
Peço para que você não acredite em nada do que eu disser durante este encontro, apenas Estude, faça as suas próprias pesquisas, anotações e tire as suas próprias conclusões observando os seus pensamentos, os seus sentimentos, as suas ações, as suas reações e as suas vivências ao experienciar a sua ViDA à partir da sua própria percepção da ViDA e a sua própria existência.
Se você se sentir confortável para partilhar aqui, escreva nos comentários qual foi o post que você achou mais interessante e qual foi o post mais útil para auxiliar você na sua trajetória de vida, vamos conversar, ampliar as nossas ideias e trocar muitas outras experiências de vida.
Se você se sentir confortável para partilhar aqui, escreva nos comentários qual foi o post que você achou mais interessante e qual foi o post mais útil para auxiliar você na sua trajetória de vida, vamos conversar, ampliar as nossas ideias e trocar muitas outras experiências de vida.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aproveite para fazer parte da Terapia de Arte Criativa resgate a sua essência, reconecte com o propósito da sua Alma e experimente viver a sua vida cultivando o lado mais belo que existe dentro do seu Ser. @terapiadeartecriativa @tuiti.oficial @mandalaartdigital @mapaastralpersonalizado
Nenhum comentário:
Postar um comentário